Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

CBF fecha com agência para gerir patrocínios do Brasileirão

Sport Promotion International assume principal torneio do futebol nacional

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 12/03/2019, às 19h14

Imagem CBF fecha com agência para gerir patrocínios do Brasileirão

O Campeonato Brasileiro tem um novo parceiro para a captação e gestão dos patrocinadores. A CBF acertou um contrato de cinco anos com a agência SportPromotion International, um consórcio formado pela SportPromotion, do Brasil, com a Ecotonian, fundo de investimento inglês. A empresa fará a venda de placas publicitárias para a entidade.

O ponto central é alavancar as receitas do torneio e dos clubes com a disputa. Segundo a agência, os jogos do Brasileirão geram US$ 250 milhões (cerca de R$ 950 milhões) no chamado "matchday", que envolve todas as propriedades das arenas durante as partidas. Com a novas ações, o objetivo é subir esse número.

A quantia parece alta, mas coloca o Brasileirão na décima posição entre as principais ligas nacionais do mundo. O torneio, no entanto, está no maior mercado de futebol fora da Europa, atrás apenas das cinco principais disputas do Velho Continente (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França). No mercado global, as receitas das ligas nos "matchdays" geram US$ 50 bilhões todos os anos.

"A proposta escolhida pelos clubes estabelece um novo patamar na relação entre marcas e propriedades esportivas, uma parceria com o claro objetivo de alterar o cenário do marketing esportivo nacional", afirmou a agência, em nota.

Com a medida, o Brasileirão se torna mais um torneio "terceirizado" pela CBF. A medida já acontece com a Copa do Brasil, em que a Klefer faz a gestão dos patrocínios e das propriedades comerciais da disputa.

Outros produtos da CBF já contam com a parceria com a SportPromotion. Atualmente, as Séries B, C e D do Campeonato Brasileiro contam com a gestão da agência, que comercializa painéis de LED, placas de campo, ações promocionais e direitos de televisão. O Brasileirão Feminino também conta com a companhia.