A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) continua com o esforço de melhorar o Brasileirão. Após criar um protocolo de entrada e anunciar um hino para o torneio, a entidade afirmou que irá padronizar os gramados da Série A e B.
O tamanho adotado é o mesmo usado pela Fifa na Copa do Mundo e pelas novas arenas no Brasil: 105 metros de comprimento e 68 metros de largura. Para realizar a mudança, a CBF irá usar o Fundo de Legado da Copa do Mundo de 2014.
Com o nome de Projeto Gramados, a iniciativa custará R$ 2,2 milhões do fundo criado pela Fifa para a CBF. Além do tamanho, o plano é padronizar o corte e a qualidade do gramado. Para isso, a entidade doará cortadores e instrumentos adequados para isso.
Recentemente, a CBF já havia reforçado que iria ampliar o protocolo de entrada dos jogadores em campo. Inaugurada no último ano, a medida passará a valer também na Série B do Campeonato Brasileiro. O plano da entidade é aproximar o Brasileirão aos torneios europeus.
Em nota no site oficial, o diretor de competições da CBF, Manoel Flores, exaltou a preocupação da entidade com a melhoria do Brasileirão. “Esse trabalho com os gramados é mais um detalhe que estamos aperfeiçoando para tornar as competições ainda mais atrativas para torcedores, clubes e patrocinadores”, afirmou.
Os passos dados pela CBF surgem justamente no momento de maior pressão vivido pela organização. Com o afastamento do presidente Marco Polo Del Nero, parte dos clubes tem pedido abertamente pela criação de uma liga independente.