Um clube da segunda divisão do Campeonato Espanhol, o Deportivo Lugo, resolveu inovar no lançamento do uniforme para a pré-temporada 2014/2015. A ideia do time foi homenagear alimentos típicos de Lugo, cidade natal da equipe. E, na camisa 1, o tema foi a cerveja, conhecida na Europa graças ao patrocinador do time, a Estrella Galícia.
O novo produto oficial ganhou o nome de “caña”, equivalente a chopp. A segunda camisa, por outro lado, faz referência a um prato típico, e o resultado não ficou menos inusitado. Para citar um polvo, há um tentáculo desenhado na estampa da camisa.
As camisas já estão à venda na loja oficial do clube por 39 euros. Após a pré-temporada, o time deverá entrar em campo oficialmente com o uniforme mais tradicional, em vermelho e branco.
Ainda que pareça pouco comum, as camisas com desenhos em homenagens a cidades já têm precedentes. Na temporada passada, um time da terceira divisão da Espanha fez algo semelhante. O La Hoya Lorca jogou com uniforme estampado por brócolis, alimento tradicional da região. Em 2012, o clube brasileiro Avaí usou os uniformes de goleiro para imprimir fotos de cidades de Santa Catarina.
Lugo é um município localizado na Galícia, a cerca de 100 km de Santiago de Compostela. Na última temporada, o modesto clube da cidade não passou da 12ª colocação.