A Federação Paulista de Futebol (FPF) tomou a frente e estruturou um plano de ação para padronizar a venda de ingressos dos jogos realizados no Estado a partir da próxima temporada. Os custos, contudo, não serão da entidade. A despeito de isso ainda não estar totalmente definido, a expectativa é que os clubes assumam totalmente os gastos com adequações e obras. ?Eles é que devem zelar pelo que vendem. As equipes estão percebendo, gradualmente, que a bilheteria é uma receita importante. E se você organizar as coisas, só vai aumentar os ganhos com isso?, opinou Marco Aurélio Klein, que coordenou uma comissão criada pela FPF para analisar a venda de ingressos no Estado. Formada em agosto do ano passado, a comissão esteve em quase 80 jogos a fim de avaliar todo o processo de compra. Segundo Klein, alguns clubes já participaram dessa fase do processo e demonstraram disposição para levar as mudanças adiante. ?Não estamos propondo nenhuma coisa absurda. Basicamente, são mudanças que passam pela organização e por um novo comportamento na venda dos ingressos. Isso não exige um grande investimento por parte das equipes?, completou Klein. Depois de ver os jogos, a comissão estadual desenvolveu um plano de ação. Nos próximos meses, apresentará essas medidas a diferentes esferas da sociedade (torcedores, autoridades, fornecedores e clubes, nessa ordem). O cronograma prevê a adoção da maioria das medidas já no Campeonato Paulista de 2010.