Os clubes da primeira divisão da Inglaterra rejeitaram oferta da fábrica de cervejas Guinness, que está interessada em ser dona do title sponsor da Premier League. De acordo com o diário Daily Mail, a empresa irlandesa ofereceu £ 135 milhões (R$ 613,5 milhões) por três anos de contrato (R$ 204,5 milhões por temporada) para substituir a Barclays e dar nome ao Campeonato Inglês.
O valor corresponde a um aumento de apenas 11,1% ou £ 5 milhões (R$ 22,7 milhões) por ano em relação ao que a instituição financeira desembolsa hoje. A Barclays já anunciou que não irá renovar o contrato, que será encerrado no ano que vem, após 15 anos de parceria.
Outro motivo que pesou na decisão de rejeitar a oferta da Diageo, detentora da marca Guinness, foi o fato de vários clubes manterem acordos com outras cervejarias.
As equipes da elite do futebol inglês renunciaram à oferta da Guinness no mesmo momento em que atingiram novos níveis em seu contrato de TV, que irá render £ 5,14 bilhões aos clubes entre as temporadas 2016-2017 a 2018-2019. Com esse acerto, as emissoras irão pagar em média £ 10,2 milhões por jogo, um aumento de 70% em relação à última temporada. No acordo atual, cada partida vale £ 6,53 milhões.
Como trunfo para conseguir um valor mais alto para os direitos de nome do torneio, os clubes ingleses têm, além dos novos valores do contrato doméstico de TV, o fato de a competição hoje possuir uma audiência global, com transmissão para 175 países do mundo, atingindo 650 milhões de residências.