Alguns clubes do futebol brasileiro aproveitaram o Dia das Crianças, celebrado no último feriado, para promover ações sociais envolvendo jovens. O trio de São Paulo, por exemplo, usou suas forças para se aproximar de pessoas com mais dificuldade.
O Palmeiras resolveu se unir à ONG Mães da Sé, especializada em encontrar crianças desaparecidas. Os jogadores do time chegaram a entrar em campo com fotos de alguns dos jovens que são procurados. Mas foi nas redes sociais que o time mais ativou a parceria.
Na escalação do time, por exemplo, o Palmeiras mostrou apenas sete jogadores no Twitter. “Quando alguém desaparece, não tem como não sentir sua falta”, afirmou o canal do clube. Depois, mostrou a foto de uma criança desaparecida a cada 11 minutos de partida; esse é o tempo que leva para uma criança desaparecer no Brasil.
No Corinthians, houve a união de dois parceiros do time para realizar o desejo de uma criança com câncer. Ela pediu à ONG Make-A-Wish um celular para acompanhar o clube e para falar com os amigos. Com a Alcatel e com a Smartimão, o time paulista conseguiu realizar o desejo do jovem torcedor.
Antes, o time já havia levado os jogadores Léo Príncipe e Camacho para visitar o projeto do clube chamado “Time do Povo”, que e-xiste desde 2010 e atende uma série de crianças carentes.
Já o São Paulo levou a mascote do clube para passar um dia na Casa Hope, que atende crianças como câncer no fígado, rins e medula óssea. Depois, o clube divulgou um vídeo para promover a ação e organização.
O Grêmio chamou jovens do Instituto Geração Tricolor para produzir faixas com frases do Estatuto da Criança e do Adolescente. Elas foram expostas na arena do time.