Em ação conjunta de Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), as atletas Evelyn dos Santos, Ros”ngela Santos e Tamiris de Liz, especialistas em provas de velocidade do atletismo, treinarão em Miami, nos Estados Unidos, em 2014.
Visando aperfeiçoá-las para a próxima edição dos Jogos Olímpicos, a ser realizada no Rio de Janeiro, em 2016, o projeto acontecerá em parceria com a Universidade de Miami, local da preparação do trio de velocistas, que ainda terá direito a aulas de inglês.
“Esta ação foi planejada dentro das características específicas das atletas. São atletas com grande potencial de crescimento e estamos investindo nos detalhes para que nossos talentos ganhem cada vez mais experiência e alcancem a excelência em 2016”, afirmou Marcus Vinicius Freire, diretor-executivo de esportes do COB.
Na verdade, a iniciativa remete a uma estratégia adotada pelo handebol feminino brasileiro, que, em meados de 2011, fechou uma parceria com o clube austríaco Hypo NÖ. A ideia era colocar várias jogadoras da seleção no time estrangeiro para entrosá-las. E deu certo: a equipe nacional se sagrou campeã mundial há menos de um mês.