Com exceção dos fornecedores de material esportivo, ninguém tem tantos direitos de imagem na Copa do Mundo quanto a Coca-Cola. A empresa tem contrato que a mantém como um dos seis principais patrocinadores da Fifa. Mas, além disso, a marca de refrigerantes é patrocinadora oficial de 12 seleções, mais de um terço de todas as equipes. Nenhuma empresa está tão presente quanto ela.
Entre os 12 times, estão no grupo seleções favoritas ao título, casos de Alemanha, Argentina e Uruguai. Não entra na lista, no entanto, o país-sede. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) teve contrato com a empresa americana entre 1990 e 2001. O acordo foi rompido um ano antes de seu término e um novo documento foi fechado com a Ambev, colocando o Guaraná Antárctica como o refrigerante oficial da seleção brasileira.
Mundialmente, a principal concorrente da Coca-Cola é a Pepsi, mas essa não tem uma grande participação entre as seleções. Como exemplo, a Adidas é patrocinadora da Fifa, mas vê sua principal rival, a Nike, como parceira de dez times do Mundial. Não é o caso da Pepsi. A marca é patrocinadora apenas da seleção dos Estados Unidos. A aposta, nesse caso, recai mais em jogadores em campanhas de grande porte. Para este ano, a empresa criou um time liderado pelo argentino Lionel Messi, que conta também com o holandês Van Pierse, o inglês Wilshere, o brasileiro David Luiz, o espanhol Sérgio Ramos e o argentino Sergio Agüero.
Depois da Coca-Cola, duas empresas aparecem com seis seleções, mas dessa vez o time brasileiro está contemplado. A Gillette e a Volkswagen são patrocinadoras de seis equipes da Copa. No caso da Gillette, a curiosidade está no foco na América Latina. Além de Brasil, Argentina, Chile, Costa Rica e México recebem aporte da marca. Já a Colômbia expõe o apoio da Procter & Gamble, grupo que detém a Gillette. A Espanha completa a lista da marca de lâminas para barbear.
O cenário da Volkswagen é bem mais heterodoxo. A marca é patrocinadora da Argentina, do Brasil, da Bósnia e Herzegovina, da Holanda, da Rússia e da Suíça. A patrocinadora da Fifa que concorre com a montadora alemã, a Hyundai, fica atrás entre os times, com o apoio a apenas duas seleções.