A Coca-Cola foi a marca com maior exposição na Copa do Mundo, dentre os 14 patrocinadores que tiveram suas marcas expostas nas placas de publicidade ao redor dos nove estádios que abrigaram partidas do Mundial.
O resultado foi apresentado pela empresa de marketing esportivo inglesa BrandRepport. De acordo com o levantamento, que não teve os números consolidados apresentados à imprensa, a Coca-Cola “venceu” seus concorrentes pelo número de gols que foram marcados quando o painel apontava a sua marca. Ao todo, 17 dos 145 gols feitos no Mundial foram anotados quando a marca da Coca-Cola reinava absoluta no painel eletrônico.
Em 2010, pela primeira vez a Fifa adotou esse tipo de estratégia para a publicidade ao redor do gramado numa Copa do Mundo, repetindo o que havia feito durante a Copa das Confederações. A entidade fez a seguinte divisão entre os patrocinadores: os parceiros oficiais (Visa, Sony, Hyundai, Emirates, Coca-Cola e Adidas) tinham o painel exclusivo para exposição; os patrocinadores da Copa do Mundo (Budweiser, Castrol, Continental, McDonald”s, MTN, Mahindra Satyam, Seara e Yingli Solar) dividiam em pares a exposição.
Com isso, os seis parceiros oficiais da Fifa tinham cerca de 9 minutos de exposição exclusiva da marca durante uma partida. Como foram marcados mais gols quando estava a marca da Coca-Cola, a empresa teve um retorno maior de exposição, graças à repetição dos gols pelas emissoras em todo o mundo.
Em segundo lugar no ranking das empresas apareceu a Adidas, com 14 gols. O mesmo número de gols foram marcados quando o painel apontava a divisão das marcas Seara e MTN, além de Mahindra Satyan e Continental. A Visa teve 13 gols marcados quando o painel mostrava sua logomarca.
O gol mais importante do Mundial, marcado por Iniesta e que valeu o título para a Espanha, foi anotado quando o painel eletrônico continha a marca da Adidas.