A rede Alibaba, de comércio eletrônico, anunciou um patrocínio global aos Jogos Olímpicos até 2028. O acordo com o COI (Comitê Olímpico Internacional) implica o pagamento de € 50 milhões anuais (R$ 172 milhões). Ou € 600 milhões (R$ 2,065 bilhões) pelos 12 anos de contrato. O anúncio foi feito durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.
“Nesse novo mundo digital, o Alibaba tem uma posição única para ajudar o COI a conquistar uma variedade de objetivos fundamentais assinalados no Programa Olímpico de 2020”, afirmou Thomas Bach, presidente do COI.
“Trata-se de uma aliança inovadora e ajudará a impulsionar a eficiência na organização dos Jogos Olímpicos até 2028, além de apoiar o desenvolvimento global de oportunidades digitais”, completou.
Durante o período do contrato, o gigante chinês terá visibilidade em seis edições da Olimpíada, a começar pelos Jogos de Inverno de Pyongyang 2018, passando pela Olimpíada de Tóquio 2020 e Jogos de Inverno de Pequim 2022. Para 2024, Los Angeles, Paris e Budapeste disputam a eleição do COI. As demais sedes ainda não foram licitadas.
A empresa será a patrocinadora das categorias de serviços de armazenamento em nuvem e e-commerce. A ideia do COI é impulsionar a venda de produtos licenciados. O Alibaba também será parceiro no Canal Olímpico, a plataforma oficial de vídeos lançada no ano passado. “O uso de nossas inovações e tecnologias ajudará na transposição dos Jogos Olímpicos para a era digital”, acredita Jack Ma, fundador e presidente do Grupo Alibaba.
O COI também irá utilizar a expertise do Alibaba para divulgar o Canal Olímpico no mercado chinês. Em contrapartida, a empresa poderá usar os anéis olímpicos e imagens do arquivo do COI em campanhas publicitárias e ações promocionais.
“Vamos aproveitar nossa experiência com base de usuários jovens para ajudar a conectar a juventude ao Movimento Olímpico, ajudando a fortalecer nossa marca através dessa parceria histórica”, disse Daniel Zhang, CEO do Alibaba.
No esporte, o Alibaba já acertou acordos com grandes clubes europeus, como Bayern de Munique, Real Madrid e Juventus, que passaram a vender seus produtos na rede de comércio eletrônico. Com a Fifa, a empresa assinou contrato de patrocínio para o Mundial de clubes até 2022.