O próximo patrocinador dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro, pode vir da China. Segundo o site “Sport Business Daily”, o Comitê Olímpico Internacional (COI) negocia com empresas oriundas do país asiático. A prospecção faz parte de um projeto da entidade para ter mais participação no mercado oriental.
A negociação envolve uma cota no TOP, programa de patrocinadores desenvolvido pelo COI. O grupo é formado atualmente por 11 marcas, e cada uma investe algo em torno de US$ 100 milhões por ciclo olímpico.
“Nós temos deixado um espaço aberto para uma empresa da China. Torço muito para que consigamos um parceiro do país. Estamos em contato com vários”, disse Gerhard Heiberg, diretor de marketing do COI, ao “Sport Business Daily”.
Heiberg não abriu nomes ou segmentos das empresas chinesas que negociam com o COI. Além do interesse por empresas chinesas, o executivo só disse que a entidade esportiva busca companhias de grande porte.
“Para Londres já é tarde, mas queremos uma empresa chinesa como patrocinadora para Sochi-2014 ou para o Rio-2016”, explicou o dirigente.
O principal problema é que o COI trabalha com um conceito de exclusividade de segmentos. Integrantes do programa TOP bloqueiam as searas em que elas trabalham, e isso limita a prospecção às áreas que não têm nenhum representante no grupo.