Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

COL irá instalar câmeras em estádios em reforma

Redação Publicado em 04/08/2010, às 17h21

O Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 (COL), a ser realizada no Brasil, irá instalar c"meras nos 12 estádios que devem sediar partidas no mundial, com o intuito de acompanhar a evolução das reformas de modernização e expansão.

"Vamos estar atentos a cada detalhes das obras e isso vai ser feito diariamente, com pessoal especializado, até que as reformas ou construções de estádios sejam concluídas", disse Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do COL.

A sala de controle será instalada no Rio de Janeiro, na sede do COL, localizada na Barra da Tijuca. A princípio, apenas a entidade, a Fifa, a CBF e os comitês das 12 cidades terão acesso às imagens. Estuda-se a possibilidade de torná-las disponíveis ao público em geral.

A medida é uma maneira encontrada pelo COL para agilizar o processo de fiscalização das obras. Nas Copas da Alemanha e da África do Sul, por exemplo, os dados eram entregues por meio de relatório. "Teremos tudo atualizado sempre, com as imagens em tempo real à disposição", afirmou Carlos de La Corte, consultor do COL.

Inicialmente, a arena de Cuiabá, a mais adiantada, deverá servir como piloto para os testes. Com o sistema, segundo o consultor, devem ser agendadas videoconferências com a participação das partes envolvidas quinzenalmente.