O trio de principais clubes de Minas Gerais está próximo de finalmente ter programas de sócio-torcedores. O estádio Independência, prometido pelo governo federal para ser entregue no fim deste mês de fevereiro, reformado e modernizado, é a chave que irá destrancar um ponto que, desde o fechamento do Mineirão para obras, é tido como ponto fraco do Estado diante do resto do país.
Atlético-MG, Cruzeiro e América-MG estão em fase final da remodelação dos projetos e pretendem lançá-los tão logo a arena esteja aberta e em atividades – a reinauguração dela é fundamental para o sucesso de todos os três em iniciativas como essa, pois os programas terão como principal benefício o ingresso gratuito ou com substancial desconto para associados.
Os alvinegros, na verdade, têm agido sem divulgar muitos detalhes do que planejam – como é praxe na gestão de Alexandre Kalil. Mas ultimamente deram sinais de que estão empenhados em resolver a questão. Depois de prometer ressuscitar o sócio-torcedor na eleição presidencial, realizada no fim do ano passado, visitaram rivais brasileiros que possuem mais know-how na área.
O Internacional, primeiro a atingir a marca de 100 mil associados, recebeu dirigentes do Atlético-MG na última semana. De Jorge Avancini, diretor de marketing colorado, Adriana Branco, diretora-executiva da equipe mineira, recebeu informações e experiências a respeito do quadro social. “A ideia deles é usar o Independência, e depois colocar os grandes jogos no Mineirão, mas ainda estão avaliando modelos”, conta o dirigente gaúcho.
No Cruzeiro, o sócio-torcedor também foi bandeira durante as eleições, mas há mais detalhes sobre o que a gestão de Gilvan Tavares, vencedor da disputa, pretende fazer. O marketing cruzeirense, além de explicitamente condicionar a volta do programa à reinauguração do estádio do América-MG, em Belo Horizonte, disse estudar um modelo no qual o ingresso não será gratuito, mas terá privilégios de acesso e descontos para aqueles que aderirem ao projeto.
O América-MG, por fim, também deposita no Independência a esperança de estruturar um sistema de associados. Olímpio Naves, membro do conselho administrativo da equipe e responsável pela área de marketing, afirmou à Máquina do Esporte que aguarda pela volta do estádio para que a ACE, agência de marketing esportivo parceira, possa ativar a ideia.
Com cerca de 600 operários trabalhando nas obras, a arena tem previsão de entrega para fevereiro de 2012. A princípio, ela deveria ter ficado pronta muito antes, para suprir a ausência do Mineirão durante o período de obras dele, uma vez que é a única com condições de receber partidas oficias na capital, Belo Horizonte. Mas, dados os atrasos do governo federal, ficou para este mês. Se novos atrasos ocorrerem, é consenso que os programa de sócios-torcedores serão mais uma vez adiados.