A chegada do zagueiro Diego Godín à Internazionale de Milão na última janela de transferências terá um impacto também fora de campo. O zagueiro uruguaio, capitão e ídolo da seleção celeste, foi a peça que faltava para o clube italiano decidir criar uma escolinha de futebol com sua própria chancela no país sul-americano.
Com a presença do vice-presidente, o ex-jogador argentino Javier Zanetti, que também é um ídolo histórico do clube, a Inter de Milão inaugurou a Inter Academy em Montevidéu. A iniciativa representa mais um passo no objetivo dos italianos de expandir a marca da escolinha internacionalmente. O Uruguai é o décimo país a recebê-la, após Argentina, Belarus, Brasil, China, Eslováquia, Hungria, Indonésia, Japão e Líbano.
Foto: Divulgação / Internazionale de Milão
“Graças à Inter Academy, muitas crianças têm a oportunidade de se desenvolver não apenas como futebolistas mas como pessoas, mantendo os valores que sempre diferenciaram a Inter, e podem fazê-lo por conta própria, nos próprios países, sem ter que viajar para longe de casa. Estou muito contente que esta seja agora uma possibilidade para os filhos do Uruguai, um país que sempre teve uma conexão profunda com as cores dos Nerazzurri”, afirmou Zanetti.
“Para nós, é uma honra fazer parte do projeto da Inter Academy, com o qual compartilhamos o objetivo de ajudar a transmitir aos jovens uruguaios os valores defendidos pela Inter, um grande clube em que muitos dos nossos compatriotas fizeram história. A abertura da Inter Academy Uruguai só pode ajudar a fortalecer esse elo. Nosso principal objetivo é ver as crianças crescerem felizes, através do esporte coletivo e da competição saudável”, destacaram Martín Acosta e Nicolás López, que serão os responsáveis pela escolinha uruguaia.
A abertura da Inter Academy no Uruguai também marca o início dos esforços do clube para levar treinamento técnico de alta qualidade aos jovens jogadores e técnicos do país. A iniciativa fará com que todos trabalhem de acordo com os altos padrões técnicos e éticos estabelecidos pela Inter.
A escolinha começará a funcionar a partir de setembro, com 50 crianças entre 6 e 12 anos. Ao todo, a Inter Academy possui mais de 20 mil jovens como alunos, além de 400 instrutores locais e 30 treinadores italianos nos países em que opera mundo afora.