A Nike anunciou, na última terça-feira, a criação daquele que deve ser o maior evento de running do Brasil. Com a inusitada dist”ncia de 600K, entre São Paulo e Rio de Janeiro, a marca norte-americana pretende se firmar em termos de qualidade, com 240 dos principais corredores amadores do país. ?Eu diria que é um evento para privilegiados, que terão uma experiência de alta performance. Poucos eventos no mundo, inclusive fora do running, têm uma estrutura e um suporte tão grande?, disse Christiano Coelho, gestor do projeto na Nike. Serão 20 equipes participantes, sendo oito de São Paulo, quatro do Rio de Janeiro, quatro montadas pela própria Nike, e uma para cada capital periférica escolhida pela empresa (Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília). A base para a escolha da maioria dos participantes será o mercado de assessorias esportivas, empresas que oferecem um serviço de apoio aos corredores de rua. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, a Nike estabelecerá uma lista com as principais assessorias esportivas, com base em representatividade e experiência, que farão uma seleção própria dos corredores. Nas outras capitais, as empresas indicarão uma lista de corredores qualificados, que participarão de uma seletiva e serão escolhidos para a prova final. A corrida passará por parte do litoral dos dois estados, e acontecerá entre 22 e 25 de outubro. Cada equipe será composta por dez integrantes, sendo sete homens e três mulheres, com dois reservas em cada. Os times devem cumprir cerca de 200 km por dia, com 20 km para cada integrante. No fim de cada dia, os participantes ficarão acomodados em Nike Villages, que funcionarão como hotéis com todo o suporte médico necessário. A princípio, a Nike entende que a prova servirá como elo com a comunidade corredora. O caráter desafiador e técnico da competição vai firmar a empresa como um player qualificado do mercado. Posteriormente, a experiência pode ser utilizada na comunicação com o público em geral, ratificando a posição da companhia. ?Essa é a nossa chance de conversar com os integrantes dessa comunidade. Vamos pensar na repercussão somente em um segundo momento, quando passaremos a ter contato com um público mais abrangente?, disse Coelho. O plano comercial da Nike inclui uma lista de patrocinadores diversos, que ainda não foi definida. Na parte técnica, a empresa garante que não excluirá nenhuma assessoria esportiva, mesmo que seja patrocinada por uma marca rival. Os equipamentos de competição, no entanto, terão de ser da fabricante norte-americana.