A ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) festeja um incremento de 4,2% na arrecadação com patrocinadores do circuito internacional de tênis. Mesmo em um cenário de crise econômica global, a modalidade obteve na atual temporada US$ 801 milhões (R$ 2,564 bilhões).
A Emirates, que começou o ano como patrocinador principal da ATP, em substituição à cervejaria Corona, representou a entrada de US$ 10 milhões por temporada aos cofres do circuito. O acordo tem validade de cinco anos.
Além da companhia aérea, Peugeot, Infosys e LeSports também bancam o circuito profissional e, mesmo com propriedades menores, ajudaram a aumentar o faturamento em patrocínio. Apesar disso, a WTA (associação de tênis feminino) não conquistou nenhum novo contrato relevante.
“A ATP segue conquistando novos parceiros importantes, enquanto a WTA mostrou crescimento limitado”, afirmou William Chipps, diretor da IEG, empresa que produziu estudo sobre o patrocínio ao tênis.
A diferença entre os circuitos masculino e feminino pode ser auferida também pela importância dos apoiadores da WTA: SAP, Usana e Peak Sports, entre outros, que não aparecem entre as marcas mais valorizadas no mundo do tênis. Já as patrocinadoras da ATP ocupam as primeiras posições do relatório.
A empresa com maior potencial de ativação no circuito é a Emirates, com 66% de exposição. Atrás da empresa aérea estão a FedEx (logística) e a Peugeot (carros), com 24% de lembrança.