Líder do Brasileirão, o Corinthians vive uma situação bem mais delicada nos bastidores. Com as finanças no limite, o clube convive com a falta de um patrocinador máster e com a ausência de empresas em sua arena. A solução encontrada pelo presidente Roberto de Andrade foi a criação de um grupo de empresários que possa aproximar a diretoria ao mercado.
Chamado de GCCor (Grupo de Comunicação do Corinthians), a equipe é formada por 19 executivos com cargos de presidência e diretoria em empresas. Voluntários, os profissionais se encontram mensalmente no Parque São Jorge desde maio. O objetivo é trocar contatos e experiências com aqueles que estão diretamente no mercado.
A Máquina do Esporte conversou com a porta-voz do GCCor, Deia Gorayeb, que atua no mercado financeiro com fusões e aquisições de empresas. A executiva explicou a função do grupo dentro da diretoria do time.
“Criamos um conselho consultivo voluntário, em um trabalho integrado com as diretorias, para criar uma linha direta com o mercado, para que o time crie uma proximidade com as empresas com maior velocidade”, explicou a executiva.
A princípio, o objetivo central era criar elos com as empresas de forma mais prática, o que cortaria a dificuldade de passar por intermediários em meio às negociações. Mas os encontros também geraram projetos dentro do Corinthians relacionados à governança administrativa. Basicamente, a diretoria quer absorver algumas das melhores práticas corporativas aplicadas pelos novos parceiros informais.
Um exemplo está no papel de conselho executado pelo grupo para que o clube consiga novas maneiras de se aproximar com o torcedor. O know-how de se aproximar com o consumidor faz parte de um dos planos a serem desenvolvidos em conjunto com o GCCor.
“Temos mais sete reuniões apenas, porque essa presidência muda no próximo ano. Mas o grupo teve uma integração muito rápida com as diretorias do Corinthians, nós fomos muito bem recebidos. Então os projetos poderão ser bem encaminhados nas próximas semanas”, contou Gorayeb.
A ideia de unir executivos corintianos não chega a ser uma novidade no time, prática já realizada pelo departamento de marketing da atual diretoria. O compromisso em maior prazo, por outro lado, tem sido tratado como “inovação” pela presidência.