A Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) está à procura de uma agência de marketing esportivo para trabalhar em conjunto nos próximos anos. Diante da necessidade de uma parceira que auxilie na captação de novos patrocinadores e parceiros comerciais, a entidade abriu negociações com a IMX, joint-venture entre os grupos EBX e IMG, e One International Sports Business, do piloto Lucas Di Grassi.
Até o momento, no entanto, não há nenhum sinal de qual será a vencedora nesse processo, tampouco se uma das duas será necessariamente selecionada. As propostas feitas a Idel Halfen, diretor de marketing da confederação de triatlo, englobam se responsabilizar pelo planejamento, área que o dirigente gostaria de manter consigo, além de exclusividade na assinatura de contratos de patrocínio.
“Nós estamos em um cenário bastante diferente de outras confederações, porque elas querem agências que façam o planejamento, e eu quero uma parceira que ajude na captação”, antecipa o diretor à Máquina do Esporte. Para que haja alguma cláusula de exclusividade, por outro lado, a empresa selecionada teria de assegurar de alguma forma uma garantia mínima para a CBTri.
A IMX atualmente está concentrada em eventos de artes marciais mistas (MMA, na sigla em inglês), vela, skate, golfe, futevôlei, natação, esportes radicais, motocross, ciclismo, cultura urbana e o próprio triatlo, com a Rio International Triathlon. Formada em dezembro passado no Rio de Janeiro, a companhia possui previsão de investir R$ 500 milhões, e a aquisição da Brasil 1 foi o primeiro passo tomado.
A One, por sua vez, também se movimentou no mercado com a compra de outra agência. A Fragata Marketing de Entretenimento foi adquirida por ela no fim de janeiro deste ano. A One foi criada há pouco mais de um ano para que conseguisse e ativasse patrocinadores do fundador, Lucas Di Grassi, mas ganhou musculatura com o tempo. Ela também já atua no triatlo, com a organização do TriStar, evento próprio.