Atacante incontestável da seleção brasileira e jogador do Barcelona, Neymar deixou a condição de ídolo do Santos e da população brasileira e passou a ser um atleta de renome internacional. Uma fama que tende a aumentar com a Copa do Mundo em junho, sobretudo se jogar bem. Previsivelmente, ele precisaria de uma agência com alcance global para negociar contratos publicitários no mundo inteiro, e não mais somente no Brasil. Esta agência foi escolhida. Nesta semana, os representantes do jogador assinaram com a divisão de esportes da MediaCom.
A empresa, que também tem Pelé como cliente, abriu escritório no Brasil e contratou Armênio Neto, ex-gerente de marketing do Santos, para o cargo de diretor geral desta divisão, chamada MBA (MediaCom Beyond Advertising, na sigla em inglês). O contrato assinado nesta semana dá à agência o direito de captar patrocínios no mundo inteiro, uma tarefa que até então era feita em território brasileiro pelo estafe do atleta e, timidamente, pela 9ine, agência que pertence ao grupo WPP e a Ronaldo Nazário. Um ano atrás, era Neto, no marketing do Santos, um dos resposáveis por conseguir contratos publicitários para o atleta, uma estratégia do clube para aumentar o salário dele e segurá-lo por mais tempo.
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O contrato de Neymar com a MediaCom se sobrepõe a outros existentes. O fundo de investimentos britânico Doyen Sports, com sede em Malta, por exemplo, tem o direito de captar patrocinadores para o jogador na Ásia, com foco no mercado chinês. Mas, caso consiga assinar algum contrato, precisa repassar uma porcentagem para a MediaCom.
Note que, entre os patrocinadores pessoais, a maior parte dos contratos foi fechada com empresas brasileiras ou filiais brasileiras de multinacionais. Nike, Panasonic, Claro, Tenys Pé, Lupo, Guaraná Antarctica (Ambev), Volkswagen, Santander, Heliar, Red Bull, Unilever… Depois que foi para o Barcelona, no meio do ano passado, o jogador assinou novos contratos com Police, marca de óculos, negociado pela Doyen, e Castrol, patrocinadora da Copa do Mundo, intermediado pela agência Wasserman Media Group, ambos de fato globais. A missão da nova agência de Neymar será, justamente, reverter o placar para patrocinadores globais.