A despeito de já ter encerrado a carreira no tênis, o norte-americano Andre Agassi ainda tem uma imagem valiosa. Prova disso é que ele foi recontratado pela marca de material esportivo Nike, com quem já teve uma relação de 17 anos. Ele será embaixador de um programa da empresa voltado às crianças.
A parceria corrobora um direcionamento de vida escolhido por Agassi. Ele fundou em 1994, quando ainda estava na ativa, uma fundação para unir educação infantil e atividade física.
Agassi se aposentou em 2006, e desde então tem dado prioridade ao trabalho da fundação. Com a Nike, ele vai participar do Design to Move, projeto que a companhia lançou em 2010, junto com outras 70 empresas, para aumentar a frequência de atividades físicas entre as crianças.
“Como um dos maiores jogadores de tênis, Andre Agassi representa a paixão, a dedicação e a determinação da marca Nike. Como um filantropo, ele continua a compartilhar o comprometimento da empresa com a inspiração das novas gerações”, disse Phil Knight, co-fundador e presidente da Nike.
A primeira parceria entre Agassi e Nike começou em 1988. Ele era um tenista iniciante na época, e a relação com a empresa de material esportivo criou os uniformes coloridos e chamativos, pouco usuais no tênis, que marcaram a trajetória do norte-americano.
Depois de 17 anos com a Nike, Agassi trocou a empresa pela rival Adidas. O desenlace foi traumático, cheio de críticas do norte-americano. Um dos principais motivos para isso, segundo o atleta, era a falta de comprometimento da marca com os projetos sociais que ele mantinha.
“O Design to Move abriu novos horizontes. Voltar à Nike com essa parceria vai ter um efeito incrível nas próximas gerações”, projetou Agassi.