O crescimento dos programas para sócio-torcedores nos clubes brasileiros abriu uma oportunidade de negócios para o mercado de futebol no país. O serviço de atendimento aos cadastrados nos programas se transformou num problema para os clubes, que antigamente não precisavam atender a uma demanda de mais de 2 mil associados e, agora, trabalha com dezenas de milhares de cadastrados.
A necessidade de profissionalizar o atendimento abriu espaço para empresas estrangeiras estreitarem o relacionamento com os clubes no país. Segundo a Máquina do Esporte apurou, Corinthians e Flamengo assinaram acordo com a Zendesk com o objetivo de ampliar o atendimento aos associados. A empresa americana fornece serviços de atendimento ao cliente a partir de um software num sistema de armazenamento de dados em nuvem.
“Equipes de diferentes esportes já perceberam como é importante manter um relacionamento mais estreito com o seus fãs. Ganhar grandes campeonatos certamente deixa o torcedor satisfeito, mas com o poder das redes sociais, eles querem um contato mais direto com o time do coração”, afirmou à Máquina do Esporte João Luis Olivério, country manager da Zendesk no Brasil.
A empresa, que no exterior atende clubes como Barcelona, Boston Red Sox (beisebol) e Denver Broncos (NFL), além de ligas como a MLB (Major League Baseball) e a Nascar (automobilismo), passou a oferecer o serviço no país a partir do crescimento dos programas de sócio-torcedor, que foi visto como uma oportunidade para avançar dentro do mercado de esporte no Brasil.
“Anteriormente a demanda por atendimento ao torcedor era mínima dentro de um clube. O relacionamento era praticamente voltado apenas para o associado. Hoje, com o sócio-torcedor atingindo algumas vezes mais de 30 mil cadastrados, é preciso criar um sistema completo de gerenciamento. Até para evitar prejuízos para o consumidor”, complementou Olivério.
Outro ramo de atuação da empresa é no gerenciamento de torcedores em arenas esportivas. A Arena Itaipava Pernambuco é o primeiro cliente do segmento para a Zendesk, que acredita no crescimento do mercado em torno de 10% ao ano a partir do ano que vem, quando os novos estádios da Copa do Mundo estarão prontos.
“Com as novas arenas sendo entregues e uma mudança grande no cenário esportivo no pós-Copa do Mundo em 2014, muitas equipes vão encontrar novas possibilidades de ganhar exposição para suas marcas”, disse o executivo, que cita o Barcelona como um exemplo de uso da ferramenta não apenas para atender ao torcedor, mas para uma solução integrada de negócios.
O clube espanhol criou, a partir do software de atendimento, uma base de dados completa, criando um histórico não apenas de relacionamento do torcedor com o time, mas todo o consumo dele de produtos oficiais do Barça.
“Isso criou uma relação positiva do Barcelona com os fãs, já que as informações armazenadas facilitam não só o atendimento, mas também ajudam o departamento de marketing a planejar o lançamento de novos produtos”.