A liga profissional de basquete dos Estados Unidos (NBA) vai assumir pela primeira vez o controle de uma de suas franquias. A competição será responsável pela gestão do New Orleans Hornets, que atualmente atravessa um período financeiro conturbado.
Anunciada na noite da última segunda-feira, a decisão da diretoria da NBA ainda depende de aval do conselho de proprietários das franquias. Para assumir o controle do New Orleans Hornets, a NBA vai comprar o time.
O modelo foi a solução encontrada pela liga para a situação da franquia. Desde 2002, os Hornets são propriedade do empresário George Shinn, 69, que se recuperou de um c”ncer na próstata no ano passado e pretende se afastar do esporte profissional.
Shinn foi o artífice da mudança dos Hornets, que antes jogavam em Charlotte. A mudança para New Orleans, contudo, não surtiu o efeito esperado. Nesta temporada, por exemplo, o time tem registrado média de 13.865 torcedores no ginásio.
Essa falta de apoio popular foi uma das justificativas para Shinn não ter encontrado ninguém disposto a comprar a franquia. Como ele pretende sair e o New Orleans Hornets não encontrou comprador, a NBA decidiu assumir o controle como último recurso.
“Na ausência de um comprador viável, foi isso que eu sugeri ao conselho de proprietários. A intervenção da liga seria a melhor maneira de garantir estabilidade financeira”, opinou David Stern, comissário da NBA.