Uma assembleia de sócios do Barcelona, realizada no último fim de semana, aprovou o acordo entre o clube e a Qatar Foundation, primeira parceira comercial na história a estampar o uniforme da equipe catalã. A duração do contrato aumentou um ano em comparação com o acerto anterior, e isso elevou o valor total do aporte para 171 milhões de euros.
O contrato do Barcelona com a Qatar irá até o fim da temporada 2015∕2016. A empresa tem sua marca estampada no peito da camisa da equipe azul-grená desde o início da atual temporada.
Ainda assim, o contrato só foi levado aos sócios do Barcelona no último sábado. A votação foi precedida por uma série de declarações da diretoria e até do técnico Pep Guardiola em defesa do acordo comercial e da necessidade desse dinheiro.
A votação teve 697 sócios favoráveis ao contrato, 76 contrários e 36 que optaram por sufrágios em branco.
O acordo com a Qatar Foundation é uma das grandes apostas do Barcelona para turbinar o faturamento do clube. Na última semana, a diretoria divulgou números referentes à temporada anterior e registrou um ganho total de 473 milhões de euros.
A ideia do Barcelona é fechar essa temporada com pelo menos 20 milhões de euros de lucro. O clube precisa diminuir a dívida, que atualmente oscila na casa dos 364 milhões de euros.