A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou na quinta-feira o Campeonato Brasileiro de 2016, em evento que a entidade pretende fazer “entrar de vez” no calendário da competição. Entre homenagens e algumas ações, a maior novidade da noite foi um novo horário para o torneio: segunda-feira, às 20 horas.
A justificativa da CBF é que algumas ligas europeias usam o horário com sucesso. Mestre de cerimônia da noite, o apresentador da Sportv Fernando Saraiva foi explícito ao anunciar a novidade: “A Premier League faz isso e tem uma audiência impressionante”.
A nova data se junta ao horário das 11 horas que a CBF implantou em 2015. Com alta média de público no Brasileirão da última temporada, a entidade manterá as partidas nas manhãs do fim de semana deste ano.
Além do novo horário, a CBF apresentou outras duas novidades. A que recebeu maior destaque da entidade foi a música tema do Brasileirão, algo que havia sido prometido no último ano. A canção composta por Marquinhos Osócio será tocada no protocolo de entrada dos jogadores em campo. A padronização dessa cerimônia, iniciada em 2015, também foi exaltada pela confederação.
A última novidade foi uma parceria inédita com a Panini para fazer o álbum do campeonato, que será lançado neste mês, antes do início da compeitção. Foi a primeira vez que a confederação negociou com a editora em nome dos clubes da Série A e Série B. O destaque para a edição deste ano é um espaço para atualização dos elencos; novas figurinhas serão lançadas em agosto e em outubro.
Apesar das novidades, a maior parte da festa foi usada para homenagear nomes que se destacaram no Brasileirão. O atual campeão Corinthians foi lembrado, assim Washington, o maior artilheiro, o técnico Muricy Ramalho, tricampeão, e Falcão, campeão invicto pelo Internacional.