A chegada dos Jogos Olímpicos deste ano, a serem realizados em Londres entre julho e agosto, aqueceu a busca por patrocinadores, pelo menos entre judocas. Pouco acostumados a períodos que favorecem a procura por acordos que financiem treinamentos e preparativos para as Olimpíadas, os principais nomes da modalidade no país esperam acertar novas parcerias nas próximas semanas.
Tiago Camilo, medalhista de bronze nos Jogos de 2008, em Pequim, e de prata na edição de Sidney, em 2000, é um dos que está com conversas em andamento. Atualmente, ele possui patrocínio da Embratel e acordo para fornecimento de suplementos com a Labrada. Até ir para Londres, o atleta pretende encerrar as tratativas que estão acontecendo hoje em dia – uma para patrocínio e duas para parcerias.
Leandro Guilheiro, que ganhou medalhas de bronze nos Jogos de 2008 e 2004, em Pequim e Atenas, respectivamente, também espera conseguir pelo menos mais um patrocinador até julho, após a negociação que está em andamento for concluída. Por enquanto, ele é apoiado por Sadia, Ticket, Labrada e AlphaGraphics – a última, inclusive, comprometeu-se a ajudá-lo nessa captação de empresas.
E o judô feminino também pode se beneficiar de Londres. Mayra Aguiar, destaque da modalidade no país, também pretende aumentar a lista de parceiros, hoje composta por Adidas e Sadia. “As Olimpíadas chamam muita atenção, nós aparecemos bastante, e isso é ótimo para conseguir patrocínios”, diz ela. “O mais legal é que, provavelmente, por 2016 ser no Brasil, essas negociações deverão começar ainda antes”.