Em agosto de 2018, representantes do Orlando Magic fizeram algo incomum para franquias do esporte americano: foram ao Brasil. Executivos do time promoveram um encontro em São Paulo para falar com parceiros e potenciais investidores. Algo que tem dado certo: o time está em evidência no país.
Não por acaso, um grupo de torcedores brasileiros assistirá a uma partida da equipe neste mês graças a uma promoção da Nestlé. A empresa, que tem colocado escudos de franquias da NBA em embalagens da marca Nescau, fez a ação no Brasil em 2018, com o prêmio para o início deste ano. E a equipe escolhida para a ativação foi justamente o Orlando Magic, a mais aberta a parceiros do país.
Foto: Reprodução / Twitter (@OrlandoMagic)
E não é a única marca com esse tipo de iniciativa com os americanos. A Azul, por exemplo, vende pacotes em parceria com o Orlando Magic, com a viagem para conhecer a cidade aliada à experiência de assistir à NBA. A estratégia é usada, inclusive, para clientes corporativos, que procuram fazer relacionamento com parceiros.
Fecham as ações recentes do Orlando Magic com o público brasileiro o jogo entre a equipe e o Flamengo. Em outubro de 2018, os dois times se enfrentaram em um amistoso de pré-temporada. Um dos objetivos dos americanos era divulgar o ginásio Amway Center como um dos pontos turísticos da cidade localizada na Flórida. Estruturas esportivas costumam servir de palco para visitantes em diversas cidades, mas ainda é algo pouco explorado na terra da Disney. Como a cidade recebe mais de 70 milhões de turistas por ano, esse passou a ser um nicho em destaque.
O turismo, por sinal, é um dos dois fatores que explicam o foco do Orlando Magic no mercado brasileiro. Mesmo com o dólar já alto, o Brasil foi o terceiro país em visitação à Flórida em 2017, atrás apenas de Reino Unido e Canadá. Foram mais de 1 milhão de pessoas que se deslocaram ao Estado americano.
Junto do âmbito de chegar aos turistas brasileiros ainda está o esforço da NBA em tornar o Brasil cada vez mais consolidado na condição de um dos principais mercados para a liga americana. Nos últimos anos, a organização do torneio abriu escritório no país, fez parcerias e fechou patrocinadores no mercado sul-americano.
O Orlando Magic não é o único nesse caminho. Em 2013, a cidade ganhou um time de futebol na MLS, o Orlando City, de dono brasileiro e com Kaká como grande astro. Parte do foco dos investimentos também estava nos turistas do Brasil, mas sem ter a força de uma liga bem consolidada, como acontece com a NBA.