Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Com Magic, NBA reforça foco de Orlando no Brasil

Franquia tem aproveitado grande número de brasileiros que visitam a cidade

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 15/01/2019, às 07h36 - Atualizado às 09h36

Imagem Com Magic, NBA reforça foco de Orlando no Brasil

Em agosto de 2018, representantes do Orlando Magic fizeram algo incomum para franquias do esporte americano: foram ao Brasil. Executivos do time promoveram um encontro em São Paulo para falar com parceiros e potenciais investidores. Algo que tem dado certo: o time está em evidência no país.

Não por acaso, um grupo de torcedores brasileiros assistirá a uma partida da equipe neste mês graças a uma promoção da Nestlé. A empresa, que tem colocado escudos de franquias da NBA em embalagens da marca Nescau, fez a ação no Brasil em 2018, com o prêmio para o início deste ano. E a equipe escolhida para a ativação foi justamente o Orlando Magic, a mais aberta a parceiros do país.

Foto: Reprodução / Twitter (@OrlandoMagic)

E não é a única marca com esse tipo de iniciativa com os americanos. A Azul, por exemplo, vende pacotes em parceria com o Orlando Magic, com a viagem para conhecer a cidade aliada à experiência de assistir à NBA. A estratégia é usada, inclusive, para clientes corporativos, que procuram fazer relacionamento com parceiros.

Fecham as ações recentes do Orlando Magic com o público brasileiro o jogo entre a equipe e o Flamengo. Em outubro de 2018, os dois times se enfrentaram em um amistoso de pré-temporada. Um dos objetivos dos americanos era divulgar o ginásio Amway Center como um dos pontos turísticos da cidade localizada na Flórida. Estruturas esportivas costumam servir de palco para visitantes em diversas cidades, mas ainda é algo pouco explorado na terra da Disney. Como a cidade recebe mais de 70 milhões de turistas por ano, esse passou a ser um nicho em destaque.

O turismo, por sinal, é um dos dois fatores que explicam o foco do Orlando Magic no mercado brasileiro. Mesmo com o dólar já alto, o Brasil foi o terceiro país em visitação à Flórida em 2017, atrás apenas de Reino Unido e Canadá. Foram mais de 1 milhão de pessoas que se deslocaram ao Estado americano.

Junto do âmbito de chegar aos turistas brasileiros ainda está o esforço da NBA em tornar o Brasil cada vez mais consolidado na condição de um dos principais mercados para a liga americana. Nos últimos anos, a organização do torneio abriu escritório no país, fez parcerias e fechou patrocinadores no mercado sul-americano.

O Orlando Magic não é o único nesse caminho. Em 2013, a cidade ganhou um time de futebol na MLS, o Orlando City, de dono brasileiro e com Kaká como grande astro. Parte do foco dos investimentos também estava nos turistas do Brasil, mas sem ter a força de uma liga bem consolidada, como acontece com a NBA.