Com aproximadamente 5,6 milhões de fãs no Facebook e 30% de engajamento, um indicador que aponta a intensidade da relação desses consumidores com a marca, o Guaraná Antarctica, pertencente à Ambev, fez uso do futebol e do patrocínio que mantém a Mano Menezes, técnico da seleção brasileira, para elevar esse índice.
A marca de refrigerantes chegou a cinco milhões de seguidores no Facebook no início de maio e, então, decidiu “enfrentar” a seleção de um país com população similar. Costurou acordo com a Costa Rica e irá jogar em 7 junho, no estádio São Januário, no Rio de Janeiro, com uma seleção formada por 12 consumidores.
A princípio, a Antarctica pediu a internautas que enviassem vídeos com jogadas e frases sobre por que merecem compor essa equipe. Atualmente, já foram recebidos 250 vídeos pela empresa. Para ampliar a participação dos fãs, os 240 melhores vídeos serão votados pelo próprio público, para que amigos ajudem uns aos outros.
Desses 240, os 24 mais votados serão chamados para um encontro com Mano Menezes. O técnico da seleção brasileira terá a responsabilidade de avaliar uma partida entre eles e escolher os 12 melhores, que deverão representar o Brasil em um amistoso com a seleção sub-20 da Costa Rica, no Rio, aberto ao público em geral.
“Nós não temos uma meta de seguidores novos a serem atingidos, porque trabalhamos para aumentar o engajamento dos já existentes”, conta Gustavo Fortes, sócio-diretor de planejamento da Espalhe, agência contratada pela fabricante de bebidas para gerenciar a ação. A internet, por meio do Facebook, é a única mídia explorada.