Em meio à polêmica dos atletas-militares nos Jogos Pan-Americano, o Flamengo mostrou como a instituição tem tido força no esporte brasileiro. O clube carioca apresentou sua nova equipe de futebol feminino, iniciativa fechada graças a uma parceria com a Marinha do Brasil.
A apresentação do time foi feita no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes na última semana, já com o uniforme que será usado em jogo. A camisa do Flamengo, produzida pela Adidas, apareceu com um brasão da Marinha, sem nenhum outro patrocinador. O time disputará o Campeonato Carioca e o Campeonato Brasileiro.
Os times do Flamengo e da Marinha serão, na verdade, fundidos. As jogadoras da instituição foram campeãs dos Jogos Militares de 2011. Tânia Maranhão e Maycon, medalhistas olímpicas pela seleção brasileira, compõem o elenco.
Tradicionalmente, o Flamengo aposta em esportes olímpicos. Mas, o que é um peso financeiro para alguns clubes, tem sido sustentável na agremiação carioca. Neste ano, a atual gestão deverá alcançar o objetivo de fazer com que cada modalidade se pague, sem a necessidade da verba gerida pelo futebol. O melhor exemplo atual é o basquete, que chegou ao título mundial recentemente.