Fãs de futebol ganharam na manhã desta segunda-feira uma nova alternativa de entretenimento na internet. A rede social Palpiteros foi lançada para unir torcedores e aproximá-los de empresas, clubes, atletas, meios de comunicação, entre outros, em um projeto que se assemelha muito à filosofia seguida por Mark Zuckerberg para manter o Facebook, uma das maiores redes do mundo atualmente.
Na página principal, os internautas terão acesso a informações de jogos em andamento, como textos de minuto em minuto com os principais lances, e a oportunidade de prever o resultado das partidas, em uma espécie de bolão. Após o fim do duelo, há a possibilidade de dar notas a todos os jogadores, técnicos e árbitros envolvidos, e novamente essa interação dá pontos aos participantes.
Assim, o maior objetivo é aproveitar do potencial do alcance do futebol no Brasil para gerar discussões e disputas entre os torcedores. A etapa seguinte, então, é oferecer a empresas gratuitamente a chance de criar uma página na rede, como faz o Facebook. Com esse espaço dentro do Palpiteros, qualquer companhia pode criar promoções, definir rankings e premiar determinados usuários.
O Palpiteros foi inaugurado já com cinco patrocinadores: Netshoes, Toddy, Nissan, Torcida e Antarctica. Essas empresas adquiriram cotas que dão direito a exposição de marca em determinadas propriedades espalhadas pelo site; bloqueio de segmento, isto é, concorrentes não poderão criar páginas para interagir com os internautas; entre outras possibilidades adicionais de relacionamento.
“Por causa da Copa do Mundo de 2014, todas as marcas, e não são poucas, estão pensando desde o planejamento em como elas irão se aproximar do futebol”, analisa Eduardo Ruschel, idealizador do projeto que deixou a Penalty após quatro anos de atuação para fundar a rede. “As marcas têm que pensar em como gerar engajamento, e por isso nós somos uma super ferramenta”.
Todo o projeto, na verdade, depende da base de torcedores que o Palpiteros irá conseguir, e as metas são ambiciosas. Até o fim de 2012, pretende-se adquirir seis milhões de usuários – dez milhões até a Copa das Confederações, em 2013, e 30 milhões até a Copa de 2014. Esses números, para Ruschel, são bastante realistas, e o site terá o apoio de Neymar como “embaixador” para alcançá-los.