O calendário da Fórmula 1 de 2010 mudou a data do GP da Europa. A prova realizada em Valência (Espanha) aconteceu em agosto no ano passado, mas foi transferida para junho na atual temporada. E mesmo antes de obterem dados oficiais sobre o evento, autoridades locais já comemoram os resultados da alteração.
A principal razão para isso é o índice de ocupação de hotéis de Valência. A cidade espanhola preencheu 85% da rede três estrelas, 87% das acomodações quatro estrelas e todas as vagas cinco estrelas no fim de semana da corrida de 2010.
As taxas de ocupações de hotéis também foram altas no ano passado, mas existe uma diferença fundamental: agosto, mês em que a prova de 2009 foi realizada, é considerado alta temporada para o turismo de Valência. O período da corrida na atual temporada, em contrapartida, não tem uma procura tão alta.
No ano passado, a realização do GP da Europa teve impacto econômico de cem milhões de euros para Valência. Ainda não existem dados oficiais sobre o quanto a prova desta temporada movimentou na cidade.
A realização de uma prova de Fórmula 1 é um dos principais projetos de Valência para fomentar o turismo à cidade. Além disso, a região conta com eventos esportivos como a Volvo Ocean Race, a Copa América de vela e o Mundial de Motovelocidade. O conselho local de turismo estima que essas atrações levem 64 milhões de turistas para o local.
No último domingo, o GP de Valência foi vencido por Sebastian Vettel. O alemão da Red Bull Racing dominou toda a prova, largou na frente e controlou o ritmo em quase toda a extensão da corrida.