Planos para criar ou ampliar a base de sócios-torcedores tornaram-se tendência para os departamentos de marketing dos clubes brasileiros nos últimos anos. No Avaí, porém, o foco da diretoria é outro. A equipe catarinense até começou a estruturar um projeto com esse intuito, mas tem como principal meta um incremento na lista de filiados de seu clube social. O Avaí conta com 9,5 mil sócios atualmente. A expectativa da diretoria é atingir 15 mil até o fim deste ano. Para isso, o clube aposta em ações de marketing pontuais e em sua presença na Série A do Campeonato Brasileiro ? o time de Florianópolis foi promovido no ano passado, após 29 anos de ausência. ?Já estamos trabalhando algumas coisas relacionadas ao Campeonato Brasileiro, como uma reforma na estrutura do nosso estádio. O nosso departamento de futebol também tem um projeto para a volta à Série A, com uma campanha para intensificar o número de sócios?, explicou Amaro Lúcio, diretor de marketing do Avaí. A prioridade a um plano para aumentar sua base de filiados, contudo, não significa que o Avaí tenha dado as costas a um projeto de sócio-torcedor. O clube ainda estuda um formato para o lançamento de uma iniciativa nesse segmento, mas pretende aproveitar essa área para desenvolver sua marca fora de Florianópolis. ?Nós já temos um programa pequeno para torcedores que vivem fora da Grande Florianópolis e frequentam esporadicamente os nossos jogos. Eles fazem uma contribuição simbólica e têm 60% de desconto na compra dos ingressos. Estamos estudando para fazer algo com o Estado inteiro, aproveitando a presença na Série A?, avisou Lúcio. Como o projeto ainda não está plenamente estruturado, o Avaí não tem cronograma ou plano de comunicação para ele. A diretoria também trabalha com pesquisas para definir nomes a serem utilizados na iniciativa.