Comprar ingresso para um jogo de futebol no Brasil costumava ser um sacrifício. Horas numa fila pouco organizada, sistemas que caiam e irritavam os torcedores. Mais recentemente, a internet mudou esse cenário. Com essa nova situação, uma das principais empresas da área, a Futebol Card, tem como objetivo enterrar o antigo conceito de bilheteria.
A empresa tem usado o Palmeiras como uma espécie de laboratório para isso. Com boa média de público no Allianz Parque, a venda de ingresso do clube tem sido cada vez mais diversificada.
Hoje, 80% dos ingressos do Palmeiras são vendidos pela internet. Desse número, 70% das compras são feitas pelo programa de sócio-torcedor Avanti. Os outros 30% são vendidos para clientes Visa, que usam o cartão como o bilhete para entrar no estádio.
Ainda sobra um pequeno número de venda para dois projetos recentes: a comercialização de bilhetes por um aplicativo da TIM e ainda em casas lotéricas. A venda por esses meios ainda é de 200 a 300 ingressos por jogo.
“Temos investido muito em inovação e tecnologia. Temos que fazer o melhor para os nossos dois clientes, já que trabalhamos com a demanda dos clubes e dos clientes finais, os torcedores”, contou o sócio-diretor da Futebol Card, Robson de Oliveira.
Além do Palmeiras, a empresa conta com clientes como Flamengo, Vasco, Sport e Coritiba. Atualmente, a venda online só pode ser feita com maior eficiência porque o sistema foi trocado. Antes, a Futebol Card recebia uma cota de ingresso e revendia. Agora, todos os sistemas de venda estão integrados, de modo que o tíquete é descontado diretamente do clube.
A interação entre a Futebol Card e os clubes foi inspirada no site de comércio eletrônico Decolar.com, que está integrado às companhias aéreas.
Atualmente, são quatro possibilidades oferecidas pela Futebol Card. Além de Visa, Tim e lotéricas, há uma parceria que concede desconto de 50% numa carga fixa de bilhetes para clientes Itaú.