Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Com Palmeiras de "cobaia", Futebol Card quer acabar com bilheteria

Empresa faz de clube parceiro para testar diversificação na venda de ingressos e encerrar com filas

Duda Lopes - São Paulo (SP) Publicado em 30/03/2015, às 12h25

Imagem Com Palmeiras de "cobaia", Futebol Card quer acabar com bilheteria

Comprar ingresso para um jogo de futebol no Brasil costumava ser um sacrifício. Horas numa fila pouco organizada, sistemas que caiam e irritavam os torcedores. Mais recentemente, a internet mudou esse cenário. Com essa nova situação, uma das principais empresas da área, a Futebol Card, tem como objetivo enterrar o antigo conceito de bilheteria.

A empresa tem usado o Palmeiras como uma espécie de laboratório para isso. Com boa média de público no Allianz Parque, a venda de ingresso do clube tem sido cada vez mais diversificada.

Hoje, 80% dos ingressos do Palmeiras são vendidos pela internet. Desse número, 70% das compras são feitas pelo programa de sócio-torcedor Avanti. Os outros 30% são vendidos para clientes Visa, que usam o cartão como o bilhete para entrar no estádio.

Promoção de compra de ingressos pelo celular

Ainda sobra um pequeno número de venda para dois projetos recentes: a comercialização de bilhetes por um aplicativo da TIM e ainda em casas lotéricas. A venda por esses meios ainda é de 200 a 300 ingressos por jogo.

“Temos investido muito em inovação e tecnologia. Temos que fazer o melhor para os nossos dois clientes, já que trabalhamos com a demanda dos clubes e dos clientes finais, os torcedores”, contou o sócio-diretor da Futebol Card, Robson de Oliveira.

Além do Palmeiras, a empresa conta com clientes como Flamengo, Vasco, Sport e Coritiba. Atualmente, a venda online só pode ser feita com maior eficiência porque o sistema foi trocado. Antes, a Futebol Card recebia uma cota de ingresso e revendia. Agora, todos os sistemas de venda estão integrados, de modo que o tíquete é descontado diretamente do clube.

A interação entre a Futebol Card e os clubes foi inspirada no site de comércio eletrônico Decolar.com, que está integrado às companhias aéreas. 

Atualmente, são quatro possibilidades oferecidas pela Futebol Card. Além de Visa, Tim e lotéricas, há uma parceria que concede desconto de 50% numa carga fixa de bilhetes para clientes Itaú.