Uma das poucas patrocinadoras dos Jogos que tem a permissão para transferir a parceiros comerciais direitos de utilização dos símbolos olímpicos, a Visa decidiu se associar à Uber para criar uma ação de ativação de seu time de atletas patrocinados nos Jogos do Rio 2016.
Em parceria com a empresa de transporte, foi criado o Visa-Pool/Rio-Pool. A ideia é fazer com que o usuário do sistema Uber Pool, que divide o carro com mais de um passageiro, possa usar o veículo junto com um atleta do Team Visa.
Até o final dos Jogos, se um torcedor pedir o Uber Pool, poderá rachar a carona com um atleta olímpico. Para registrar a ação, a Visa equipou alguns veículos da Uber com um tablet que permite criar vídeos com filtros personalizados em 3D com imagens de bolas de futebol, óculos de natação e outros itens que remetem ao esporte. Em 58 carros, atletas do Team Visa estarão usando a “carona olímpica”.
Não por acaso, na última quinta-feira a Uber conseguiu liminar que lhe permitia atuar nos arredores do Parque Olímpico e incentivou o uso do sistema Pool para os seus cadastrados.
A corrida da Barra da Tijuca para a Zona Sul do Rio de Janeiro, pelo Pool, tem preço fixo de R$ 25. Em média, o mesmo trajeto com o sistema do Pool custa cerca de R$ 45. O preço cobrado pela Uber é o mesmo do Rio Card, que o torcedor precisa adquirir para ir até o Parque Olímpico por meio do transporte público, em percurso que tem levado cerca de 1h15.