Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Com pré-temporada, clubes anunciam ações de marketing

Amistosos pelo Brasil e no exterior começam a ser marcados

Duda Lopes - São Paulo (SP) Publicado em 17/11/2014, às 08h00 - Atualizado às 10h00

Imagem Com pré-temporada, clubes anunciam ações de marketing

Uma pré-temporada mais espaçosa, com mais datas, tem sido um desejo dos clubes brasileiros que almejavam jogos amistosos ao redor do mundo. Para 2015, a CBF anunciou um calendário que garante pelo menos 25 dias aos clubes antes do início dos estaduais, e os times já têm se movimentado para aproveitar o fato raro.

Até o momento, o caso mais concreto é o de Corinthians e Fluminense. Os dois clubes vão fazer um torneio amistoso na Flórida, Estados Unidos, junto com Bayer Leverkusen e Colônia, ambos da Alemanha.

O time paulista já anunciou pacotes para levar os torcedores até os Estados Unidos, com direito a jantar com o elenco. Nos próximos dias, deverá divulgar mais detalhes de ações de marketing na Flórida. Quando voltar ao Brasil, o time entrará em campo para enfrentar o Corinthian-Casuals, time inglês que deu origem ao nome da agremiação brasileira.

Dias depois, deve voltar a um amistoso para enfrentar o Flamengo. O clube carioca ainda não fechou o seu calendário para janeiro, mas pretende aproveitar as datas para fazer jogos pelo Brasil. A ideia é aproveitar a disposição de investidores que queiram aproveitar as arenas da Copa. O duelo contra o Corinthians ainda não tem local definido.

No sul, o marketing gremista espera a definição do departamento de futebol para começar a buscar um parceiro específico para as ações de janeiro. A estratégia já foi utilizada em neste ano, quando o clube vendeu o naming right da pré-temporada para a Topper. A ideia é repetir a venda da propriedade.