A Umbro busca um novo posicionamento no mercado brasileiro. Depois de perder o Santos para a Nike e ver valores inflacionarem em função da Copa do Mundo no Brasil, a companhia redirecionou o foco para novas regiões. Os primeiros movimentos já foram definidos: patrocínio ao Remo, do Pará, e a federações estaduais no Nordeste.
“Nordeste e Norte são economicamente importantes para nós. É algo que estamos objetivando para os próximos três anos, ter regiões fortes para a Copa do Mundo. O futebol tem necessidade de coisas com preços acessíveis, populares, e estamos aproveitando para crescer”, explica Sylvio Teixeira, diretor da Umbro no Brasil.
Entre as federações de futebol do Nordeste, a única que ainda não possui parceria com a Umbro é a de Pernambuco. Nos últimos anos, a fabricante de materiais esportivos que mais marcou presença nessa modalidade de patrocínio foi a Penalty, mas agora a Umbro pretende investir para aumentar as vendas nessas regiões.
Ao acertar com o Remo, o intuito da Umbro é aproveitar a grande massa de torcedores da equipe de Belém do Pará. “É muito importante conseguir esses bons times da região”, completa Teixeira à Máquina do Esporte. Outra equipe que passa a ser atendida pela marca é o Mixto, do Mato Grosso, e há planos para obter outras.
A maneira como os negócios foram fechados também varia de Estado para Estado. No Rio Grande do Norte, a Umbro foi intermediada pela 10 Sports, agência cuja tarefa é gerir o marketing do Campeonato Potiguar. Outro reforço obtido pela terceirizada foi o da Lupo. A empresa irá estampar a marca nos uniformes de árbitros.