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Com Roberto Justus, São Paulo acerta com Globo

Justus (à dir.) representou Juvenal Juvêncio (centro) nas negociações O imbróglio em torno dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro está praticamente resolvido. Na tarde…

Justus (à dir.) representou Juvenal Juvêncio (centro) nas negociações

Justus (à dir.) representou Juvenal Juvêncio (centro) nas negociações

O imbróglio em torno dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro está praticamente resolvido. Na tarde desta terça-feira (24), a Globo acertou acordo com o São Paulo pelas temporadas entre 2012 e 2015 da competição nacional.

Curiosamente, um dos responsáveis pelo desfecho positivo foi o empresário Roberto Justus, atualmente empregado do SBT. O executivo foi designado como consultor da presidência por Juvenal Juvêncio, mandatário do clube, para lidar com a questão.

“Fiquei feliz em poder contribuir com a minha experiência de anos de atuação nesse ramo, colocando-a em favor do São Paulo”, disse Justus ao site oficial do time paulista. “Sou são-paulino fanático e nada me deixaria mais contente do que ajudar meu clube”.

Outro nome que participou diretamente das negociações com a Globo foi Adalberto Batista, que deixou o comando da pasta de marketing recentemente para assumir a diretoria de futebol. “Ficamos plenamente satisfeitos com a evolução que obtivemos”, disse.

O negócio com a emissora representa, no cenário político do São Paulo, mais uma prova do fortalecimento de Batista. Durante apresentação de novo patrocinador, o novo diretor de futebol já havia desautorizado afirmações de Julio Casares, vice-presidente de marketing e comunicação, superior de Baptista no organograma são-paulino.

Até agora, o canal carioca já fechou com 18 clubes. Dentre os que compunham o Clube dos 13, que anunciou neste mês que desistiu de brigar pela venda dos direitos de transmissão, apenas Portuguesa e Guarani ainda não anunciaram nenhum acerto.

Como a entidade desistiu da comercialização, e o presidente Fábio Koff aguarda apenas que ele e Fernando Carvalho, ligado ao Internacional, deixem de ser avalistas pessoais das contas da entidade para deixar a presidência e dissolvê-la, a expectativa é que negócios com os clubes remanescentes sejam fechados nas próximas semanas.

As negociações diretas entre Globo e times, a exemplo do que fez o São Paulo, foram a saída encontrada pelas equipes insatisfeitas com o modelo de venda proposto pelo Clube dos 13. A instituição pretendia submeter as emissoras interessadas a processo de licitação formatado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

De acordo com a licitação, a Globo não teria direito à preferência de compra que teve nas vendas anteriores. Haveria apenas ágio de 10% a favor do canal carioca, que preferiu nem mesmo participar da licitação. A Record, que havia especulado a possibilidade de pagar R$ 1 bilhão pelos direitos, também ficou de fora.

A vencedora, então, foi a RedeTV!. Os R$ 516 milhões anuais oferecidos pela emissora para transmitir a competição nacional, contudo, não foram suficientes para convencer clubes insatisfeitos com o Clube dos 13 a seguir com a negociação coletiva. Desde então, negócios individuais vêm sendo anunciados frequentemente.