Em setembro, o Comitê Olímpico Internacional celebrará um ano da escolha de Tóquio como sede dos Jogos Olímpicos de 2020. Nesta semana, o comitê celebrou uma outra marca. A renovação do contrato de patrocínio da Samsung fez com que a entidade conseguisse estender até as Olimpíadas de Tóquio os contratos de patrocínio de seus principais parceiros.
O negócio com a Samsung foi sacramentado no último domingo, em evento realizado durante os Jogos Olímpicos da Juventude. Com isso, o COI alcançou a marca de 11 parceiros do programa TOP de patrocínio assegurados até 2020: além da Samsung, fazem parte Visa, Coca-Cola, McDonald’s, Atos, Dow Chemical, GE, Omega, Panasonic, P&G e Bridgestone.
A extensão do vínculo com a fabricante coreana reforça a importância do COI dentro da plataforma de patrocínio das empresas. A Samsung completará, em 2020, uma parceria de 32 anos com a entidade, iniciada em 1988, nos Jogos de Inverno, em Nagano (Japão).
O acordo é válido para a categoria negócios em comunicação sem fio e computadores, repetindo as propriedades que a Samsung já tinha com o comitê. Nos discursos feitos por Thomas Bach, presidente do COI, e Jay Lee, vice-presidente da Samsung, a relação do torcedor com os Jogos Olímpicos foi ressaltada.
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“A tecnologia da Samsung e o marketing global da marca vai ajudar a engajar os fãs pelo mundo com os valores olímpicos e o Movimento Olímpico”, disse Bach.
Para o executivo da Samsung, a parceria com o comitê permitirá à marca se apropriar dos valores dos Jogos Olímpicos e, assim, mudar a relação da torcida com o evento.
“É importante para nós inspirar as pessoas a partir da paixão que existe nos Jogos e contribuir para gerar cada vez mais edições interessantes dos Jogos Olímpicos”, afirmou Jay Lee.
A renovação do patrocínio é o quarto acordo entre os parceiros TOP que o COI fecha neste ano. Desde janeiro já foram anunciadas assinaturas de contrato com Atos, Panasonic e Bridgestone, que pela primeira vez irá apoiar o evento (a empresa é de origem japonesa).
No último ciclo olímpico (2009-2012), o COI faturou quase US$ 1 bilhão com os patrocinadores do programa TOP.