Desbancar o Dakar e ser o maior evento de rali do mundo. Esse é o objetivo declarado do Sertões, prova disputada desde 1991 no Brasil. Para chegar a isso, a Dunas, organizadora do evento, anunciou duas mudanças: largada do Sertões em São Paulo em 2020 e uma corrida que irá do Oiapoque ao Chuí em 2022. A ideia, assim, é se aproximar do mercado e aumentar a entrega a parceiros.
A peça-chave está na capital paulista. Em São Paulo, o Sertões espera ter maior facilidade nas negociações com patrocinadores e em suas respectivas ativações. Para isso, quer consolidar a prova como um grande evento de entretenimento.
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A proposta está alinhada à chegada da agência Dream Factory, responsável pela realização do Rock in Rio, entre outros eventos culturais e esportivos. Neste ano, a empresa se tornou sócia da Dunas, agência que administra os eventos de rali.
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Em conversa com a Máquina do Esporte, o CEO da Dunas, Joaquim Monteiro, foi enfático ao exaltar o processo de transformação do Sertões. “Nós não trouxemos o diretor de comunicação das Olimpíadas, não colocamos a maior operadora de eventos do Brasil para fazer um evento pequeno. Vamos fazer uma coisa audaciosa”, afirmou, em referência também à contratação do executivo Mário Andrada, que assume a função no rali após passagens pela Nike e pelos Jogos do Rio 2016.
Oficialmente, a largada em São Paulo está ligada a um “retorno às origens” da competição, que tinha a capital paulista como ponto inicial até 2001. Questões financeiras estariam, portanto, em segundo plano. No entanto, a reportagem apurou que a expectativa é que a cidade impulsione as vendas de patrocínio. O plano é que as vendas de lugares corporativos, experiências e camarotes possam ser potencializadas com a proximidade das grandes empresas, centradas no município.
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Com as novidades anunciadas, a Dunas está no mercado, medindo de fato o quanto essas alterações influenciarão na abordagem aos patrocinadores a partir de agora. Ao menos com uma empresa a organização deverá contar graças à mudança de cidade. Em coletiva sobre a prova no último dia 18 de outubro, o governador de São Paulo, João Doria, citou diretamente a possibilidade de a Sabesp, companhia de saneamento básico, entrar como patrocinadora do Sertões.
O político, por sinal, teve protagonismo no evento, mas a promessa é de não ter investimento público na prova, com exceção da Sabesp, empresa de capital misto. A expectativa é que a presença e o apoio público de Doria abram portas à Dunas.