Paolo Guerrero ainda não pisou na Gávea, mas o atacante já tem dado lucro ao Flamengo. Após o Corinthians não acertar a renovação com o atleta, o rival carioca contratou o peruano, que chegará com status de astro do futebol brasileiro. Por isso mesmo, antes mesmo de ser apresentado no Rio de Janeiro, ele já faz sua nova equipe lucrar.
Um dos exemplos está no crescimento de sócios-torcedores. Foram cerca de 6 mil novos associados desde o anúncio do jogador, o que fez com que o Flamengo ultrapassasse o Santos na lista do Movimento por um Futebol Melhor. O clube, claro, tem usado o jogador para promover o programa. “Guerrero vem aí. É hora de você chegar junto.”, anuncia o site oficial da equipe.
Outra questão que já aumenta a arrecadação do clube é a venda de camisas. O Flamengo confirma a maior procura, mas ainda não recebeu o relatório atualizado.
Por outro lado, a loja online Netshoes já fez esse levantamento. Desde o anúncio do jogador, a camisa de jogo do Flamengo teve um aumento de 60% nas vendas. E 20% das vendas já vêm com um pedido específico de número e nome: 9 Guerrero.
Como o jogador ainda disputa a Copa América – jogará pelo terceiro lugar na competição –, a diretoria do Flamengo ainda não tem definido os planos para o jogador. Em contato com a Máquina do Esporte, o clube não quis entrar em maiores detalhes justamente por não estar cravado o que será feito.
Mas, certamente, serão três pilares. O primeiro, um evento de apresentação oficial. O jogador também deverá ter produtos licenciados próprios. E, por fim, sua imagem deverá ser usada em ações do clube.
A última parte, aliás, já é uma realidade. Guerrero tirou uma foto com a camisa do clube ainda no Chile. A imagem do jogador tem sido usada no site, para a venda de sócio-torcedor, e nas redes sociais.