A Fórmula 1 anunciou, na manhã desta quinta-feira (29), o calendário da temporada 2020 da categoria. Assim como o GP da China foi tratado de maneira especial este ano por ser a milésima corrida da história, o ano que vem terá um carinho especial por parte da Liberty Media, já que a categoria estará começando a alcançar seu objetivo de aumentar o número de corridas e chegar a novos mercados.
Ao todo, serão 22 provas, um recorde histórico. As grandes novidades são as confirmações da estreia do GP do Vietnã, terceira prova do ano em 5 de abril, e a volta do GP da Holanda após 35 anos. A “corrida laranja” será no tradicional circuito de Zandvoort, em 3 de maio, abrindo a chamada “fase europeia” da temporada.
Foto: Reprodução / Twitter (@F1)
Por outro lado, o país que viu nascer o maior campeão da categoria até hoje, Michael Schumacher, estará fora em 2020. Com diversas provas nos circuitos de Hockenheim e Nurburgring ao longo da história, a Alemanha não figura entre as 22 provas do calendário. Será a quarta vez em 14 anos que isso acontece.
Também extremamente tradicional na categoria, o GP da Itália é o único dos 22 que ainda não teve o contrato assinado. Portanto, há ainda a possibilidade da F1 não correr em Monza, o que seria uma tragédia para os fãs da Ferrari. A pista é a que mais recebeu provas da F1 em toda a história. Desde que foi criada, em 1950, a categoria correu o GP da Itália todos os anos até hoje, e apenas em 1980 a corrida não foi em Monza. Naquele ano, o circuito de Ímola recebeu a prova, que foi vencida pelo brasileiro Nelson Piquet.
O GP da Espanha viveu situação parecida até esta terça-feira (27), quando conseguiu pôr em ordem questões financeiras e se garantiu no calendário sem nenhum tipo de asterisco. A prova está marcada para 10 de maio e será a sexta etapa do Mundial.
A temporada está prevista para começar no dia 15 de março, com o GP da Austrália, em Melbourne, e terminar em 29 de novembro, com o GP dos Emirados Árabes Unidos, em Abu Dhabi. O Brasil mais uma vez receberá a penúltima etapa do campeonato, com a prova no Autódromo de Interlagos marcada para 15 de novembro.
O calendário ainda será submetido a uma aprovação final durante a reunião do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA, em 4 de outubro. Se tudo correr conforme o esperado, será mais um passo dado pela Liberty Media em busca do objetivo de chegar a 24 corridas nos próximos anos. A dona da F1 estuda diversas possibilidades para 2021, inclusive em novos mercados como o Vietnã. Há negociações em andamento para uma segunda prova nos EUA, em Miami, e também conversas com Arábia Saudita, África do Sul, Marrocos e Dinamarca.