A Anheuser-Busch, patrocinadora máster do Ultimate Fighting Championship (UFC), comunicou à organização do campeonato que está insatisfeita com comentários recentes feitos por lutadores. Pressionada por grupos advocatícios por ser parceira de uma entidade que não se manifestou diante de polêmicas causadas por seus componentes, a cervejaria se sentiu obrigada a se posicionar.
“Nós comunicamos o UFC sobre nossa insatisfação com alguns comentários feitos por alguns dos lutadores, e eles prometeram entregar nossas reclamações a eles”, escreveu a companhia em nota revelada pelo site “Advertising Age”. “Se os incidentes continuarem, nós vamos agir”, completou a cervejaria, pertecente ao grupo InBev, do qual também faz parte a brasileira Ambev.
Em resposta, a organização do campeonato disse que as coisas ditas pelos atletas não refletem a política do UFC. “Com cerca de 425 lutadores, infelizmente acontecem casos em que alguns deles fazem comentários insensíveis e inapropriados”, disse em nota. “Nós não concordamos com esse comportamento, e de nenhum modo ele reflete os valores da nossa companhia”.
Em complemento ao recado, o UFC também afirmou que encoraja a participação de atletas nos meios online. “Nós vamos continuar a abraçar as mídias sociais ao mesmo tempo em que procuramos formas melhores de estar à frente dessas questões”, escreveu. “Isso inclui um mandado para que nossos atletas tenham treinamento sensível e um seminário sobre o uso apropriado dessas mídias”.
A Anheuser-Busch renovou o patrocínio ao maior torneio de artes marciais mistas (MMA, na sigla em inglês) do mundo recentemente, e o acordo faz da cerveja Bud Light patrocinadora tanto da competição quanto das transmissões ao vivo e pay-per-view. O logotipo, durante as lutas, é inserido em local proeminente situado dentro do octógono, bem como em coletivas de impressa e vestuários.