A Honda lançou no Reino Unido uma campanha de comunicação para plataformas digitais cujo foco é o esporte. Com isso, criou polêmica a ponto de o comitê organizador dos Jogos Olímpicos de 2012, que serão realizados em Londres, ter decidido investigar o caso.
O comitê pretende averiguar se os anúncios da Honda não ferem as regras de publicidade para empresas que não são patrocinadoras dos Jogos Olímpicos de 2012. No segmento automotivo, o evento será apoiado pela BMW.
A nova campanha da Honda no Reino Unido tem quatro atletas olímpicos brit”nicos. Nas peças, o ciclista Ed Clancy, a ginasta Beth Tweddle, a nadadora Jazmin Carlin e a arremessadora de dardos Goldie Sayers aparecem treinando e buscando espaço nos Jogos Olímpicos de 2012.
Ao contrário de eventos como a Copa do Mundo, empresas que patrocinam os Jogos Olímpicos não têm direito a espaços de publicidade estática no interior das arenas. Por conta disso, a principal propriedade envolvida nos acordos sempre é o bloqueio de segmento.
Como não é um patrocinador dos Jogos Olímpicos e tem desenvolvido uma campanha com esse tema, a Honda suscitou dúvidas no comitê organizador local sobre a possibilidade de isso se caracterizar como marketing de emboscada.