A organização da Fórmula 1 anunciou nesta segunda-feira o cancelamento da primeira etapa da temporada 2011, que estava agendada para o Bahrein. A decisão foi tomada em função dos conflitos internos do país.
“É triste, mas nós sentimos que o mais importante para o país neste momento é olhar os interesses nacionais e deixar o GP de Fórmula 1 para uma data no futuro”, disse Salman bin Hamad Al Khalifa, príncipe do Bahrein, que detém os direitos da prova.
Com a decisão, o calendário da Fórmula 1 terá apenas 19 etapas em 2011. A primeira corrida será realizada no dia 27 de março, em Melbourne (Austrália).
“A hospitalidade das pessoas sempre foi uma marca da prova no Bahrein. Olhamos para a frente, e esperamos que o GP volte logo”, projetou Bernie Ecclestone, responsável pela parte comercial da Fórmula 1.
Na semana passada, a prova de GP2 agendada para o Bahrein já havia sido cancelada. O é o primeiro do Oriente Médio a organizar uma corrida de Fórmula 1, e recebia o evento desde 2004.
Os protestos no Bahrein já deixaram três mortos e mais de 300 feridos. Os conflitos são causados por descontentamento da maioria xiita da população, que é contra a dinastia sunita governante.