Em uma reunião realizada em Bogotá, na Colômbia, nesta quarta-feira (27), a Conmebol anunciou que, por unanimidade, o consórcio formado pelas empresas IMG & Perform venceu o processo de licitação promovido pela entidade para comercialização de torneio de clubes entre 2019 e 2022.
Dessa forma, a IMG & Perform será a responsável pela venda e pelo pós-venda de todos os ativos comerciais dos torneios organizados pela entidade sul-americana (Copa Libertadores da América, Copa Sul-americana e Recopa Sul-americana, entre outros). O valor mínimo garantido é de 1,4 bilhão de dólares.
“Tenho o prazer de anunciar que, como resultado de um processo profissional, com regras claras e múltiplas salvaguardas para garantir sua integridade, bem como a concorrência entre uma série de licitantes, a Conmebol aceitou hoje uma oferta por um mínimo garantido de 1,4 bilhão de dólares para o marketing, entre 2019 e 2022, dos direitos correspondentes aos torneios de clubes continentais”, explicou o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.
Desde 18 de agosto, dez empresas lutavam para vencer a licitação, cujo processo havia sido aberto em 21 de julho. De acordo com o site da entidade, “o processo de licitação tinha um esquema competitivo, entre uma pluralidade de licitantes, com base em critérios de seleção técnica objetivos e pré-estabelecidos”.
O acerto com a IMG & Perform é mais uma das tentativas de Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol desde janeiro de 2016, de profissionalizar e tornar transparente o futebol sul-americano. Para a escolha do consórcio, houve aconselhamento jurídico da Brigard Urrutia, auditoria externa da Ernst & Young, além de um parecer técnico da consultoria McKinsey & Company.
Segundo o site da Conmebol, a intenção é “melhorar a qualidade e a organização dos torneios continentais de clubes, com o objetivo estratégico de gerar e reinvestir mais valor em seu desenvolvimento integral e aumentar sua competitividade esportiva e econômica em relação a outras regiões”.
“Este contrato representa um enorme avanço em direção ao nosso objetivo estratégico de gerar mais valor para o desenvolvimento e crescimento do futebol sul-americano. Nós pensamos grande, fizemos as coisas de forma correta, e hoje conseguimos um ótimo resultado, já que o mínimo garantido representa mais do que o dobro do rendimento do ciclo comercial anterior. O consórcio vencedor, que também trabalha com La Liga (campeonato espanhol), Premier League (campeonato inglês), NASCAR e NBA, entre outros, tem a capacidade comprovada de otimizar a receita gerada pelos torneios de clubes, que são os mais excitantes do mundo”, concluiu Domínguez.