A Copa América de futebol de 2011, na Argentina, deve gerar um impacto econômico superior ao dobro do que a competição proporcionou à Venezuela há quatro anos. Essa é a previsão da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) para o principal torneio de seleções do continente.
Segundo a Conmebol e a Traffic, empresa de marketing esportivo que é responsável pela comercialização da Copa América, a última edição do evento gerou um impacto de US$ 500 milhões à economia da Venezuela. Neste ano, na Argentina, a entidade e a agência esperam ultrapassar o dobro desse montante.
“Não podemos dar cifras exatas, mas tendo em conta o imã turístico que é a Argentina, imaginamos superar largamente esses US$ 500 milhões”, projetou Eduardo Figueredo, vice-presidente da Conmebol, em entrevista coletiva.
Uma das apostas da organização é o incremento no faturamento com venda de direitos de mídia. A Copa América de 2011 será exibida em 200 países, 30 a mais do que a edição passada do certame.
Outro ponto favorável é um novo pacote de patrocínios. O torneio na Argentina terá aportes de Brahma, Canon, Kia, Telcel, Claro, LG, Mastercard, Santander, Quilmes, Coca-Cola e Petrobras.