Aconteceu nesta manhã uma reunião do Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar que colocou um pé no freio no projeto de venda do Audax, clube de futebol idealizado e mantido pela empresa.
O encontro foi usado por Abílio Diniz, principal mentor do time de futebol, para conseguir brecar a pretensão dos novos controladores do Pão de Açúcar de se desfazer do clube. O executivo, que preside o conselho, tentou mostrar aos demais membros do grupo que o Audax pode ser rentável sob vários aspectos para o Grupo Pão de Açúcar.
Na reunião, foram apresentados dados da empresa de pesquisas Informídia que revelam um retorno em mídia espont”nea de R$ 15 milhões para a marca Extra, principal patrocinadora do time, neste primeiro semestre de 2013. Como no ano que vem o Audax jogará a Série A-1 do Paulistão Chevrolet, a expectativa é de que os números aumentem e, só com a veiculação da marca na mídia, traga o retorno sobre o investimento de R$ 22 milhões para a manutenção do clube.
O benefício que o clube traz para a marca do Pão de Açúcar foi, aliás, o grande argumento usado por Diniz na reunião para que o projeto seja mantido. O próprio exemplo do grupo Casino, na França, foi levantado na reunião. O fundador da rede de supermercados dá nome ao estádio do tradicional St. Etienne, clube que foi fundado pela empresa no início do século passado. Da mesma forma, o vínculo atual da marca com o clube, como fornecedor de serviços de alimentação, foram argumentos levantados na discussão.
A estratégia foi aparentemente bem aceita pelos membros do Conselho de Administração. A princípio, a ideia de já colocar o clube à venda foi descartada. Agora, apenas se aparecer um comprador o negócio será levado adiante. Antes, os planos dos novos controladores do Pão de Açúcar eram de ir ao mercado atrás de um interessado.