A fabricante de pneus alemã Continental anunciou nesta terça-feira (18) que renovou o contrato de naming rights e seguirá dando nome à Copa do Brasil em 2019. O contrato anterior, assinado em 2016, era válido por três anos e, portanto, terminou ao final da edição deste ano. Antes, em 2015, a marca chegou a patrocinar o torneio a partir das oitavas de final, mas sem os naming rights, que, à época, eram da Sadia.
De acordo com a própria empresa, os motivos que levaram à renovação foram “os expressivos resultados de audiência e de exposição de marca obtidos”. Atualmente, a Copa do Brasil ocupa posição de destaque na estratégia de comunicação da Continental no mercado brasileiro e ajudou a marca a ampliar seu público por todo o país.
Segundo a fabricante, assim como o futebol, “a Continental tem em seu DNA uma forte ligação com a eficiência, com a performance, com o dinamismo e com o trabalho em equipe”.
Foto: Reprodução / Twitter (@ContiBR)
“Tínhamos a bem-sucedida experiência de patrocínio de três edições de um evento global de porte, a Copa do Mundo da Fifa, que tem curta duração e é realizada em poucas cidades. Mas a nossa estratégia de patrocínio migrou dos grandes eventos globais para eventos regionais de expressão. E a Copa do Brasil, por sua capilaridade, nos pareceu o torneio ideal para apoiar nosso projeto de ampliação de brand awareness e de aproximação com nossos clientes regionalmente, utilizando como pano de fundo o futebol, a grande paixão do brasileiro. Em 2015, ao entrar nas oitavas de final, foi quando compreendemos a abrangência e a visibilidade proporcionadas por um evento com mais de 100 partidas distribuídas ao longo de nove meses e fechamos os naming rights”, explicou Renato Sarzano, vice-presidente da Continental Pneus Mercosul.
A marca divulgou que, apenas em 2018, a cobertura do torneio em emissoras de TV, jornais e internet proporcionou mais de 111 mil aparições, 89 milhões de pessoas de audiência e 124 horas de exposição na TV. Este último número representa 28% do total da exposição entre todos os patrocinadores do campeonato, de acordo com o IBOPE Repucom.
“Estamos falando do campeonato mata-mata que mais desperta interesse no brasileiro, de acordo com dados do IBOPE Repucom. Mais do que apenas uma plataforma de relacionamento, a Copa do Brasil é também uma ferramenta importante para o engajamento com os nossos fãs nas mídias digitais. Não olhamos para esse patrocínio como somente uma placa no estádio. Para o ano que vem, estamos programando uma série de iniciativas capazes de aproximar cada vez mais o público do torneio da nossa marca por meio de dois pilares principais: experiência e conteúdo de interesse”, afirmou Caio De Marchi, gerente de marketing da Continental Pneus Mercosul.
Em 2019, a Continental promete explorar com mais afinco as redes sociais. Isso porque a marca percebeu o quanto pode crescer nesse aspecto. Até outubro deste ano, quando foram disputadas as finais entre Cruzeiro e Corinthians, os perfis oficiais da Copa Continental do Brasil nas três principais redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) acumularam mais de 1,4 milhão de fãs. No total, foram cerca de 7 milhões de ações de engajamento e mais de 105 milhões de impressões apenas em 2018.