Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Contra pirataria, MotoGP e Superbike fecham parceria com LaLiga

Competições de motociclismo usarão ferramentas antipirataria do torneio de futebol

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 04/02/2020, às 15h49

Imagem Contra pirataria, MotoGP e Superbike fecham parceria com LaLiga

A Dorna Sports, detentora dos direitos comerciais da MotoGP e da Superbike (WorldSBK), as duas principais competições de motociclismo do mundo, anunciou, nesta terça-feira (4), uma parceria com a LaLiga, responsável pela organização do Campeonato Espanhol de futebol. O objetivo é utilizar o conjunto de serviços antipirataria da LaLiga para monitorar e eliminar fluxos ilegais de conteúdo audiovisual em redes sociais, plataformas digitais e aplicativos móveis.

LEIA MAIS: LaLiga promove marca no Egito com restaurante temático

Pelo contrato, a LaLiga emprestará seus recursos humanos, técnicos e legais para monitorar as páginas que publicam ilegalmente o conteúdo da Dorna e desindexá-las dos mecanismos de busca. A organização espanhola ainda derrubará perfis falsos que fazem uso fraudulento do nome e do logotipo da Dorna e das competições sob o guarda-chuva da empresa.

Por último, as ferramentas da liga também permitem o rastreamento e a compilação de evidências legais para combater as transmissões ilegais via IPTV (método de transmissão de sinais televisivos por meio de redes IP localizadas em computadores) e compartilhamento de cartões.

Foto: Reprodução / Twitter (@MotoGP)

"A união com a Dorna Sports nos motiva a continuar trabalhando para proteger o valor audiovisual das competições. O combate à pirataria é uma das principais prioridades da LaLiga, e continuaremos investindo em ferramentas técnicas e recursos humanos para continuar avançando nesse campo", afirmou Javier Tebas, presidente da LaLiga.

"A proteção dos direitos audiovisuais é e sempre foi de extrema importância para nós, porque, devido à natureza exclusiva e atrativa do conteúdo que produzimos, sofremos muito mais com as consequências de pirataria. Tanto a MotoGP quanto a WorldSBK se beneficiarão muito das ferramentas criadas pela equipe de proteção tecnológica da LaLiga, que é uma referência global e, portanto, uma garantia de segurança para nossos campeonatos", destacou Manel Arroyo, diretor da Dorna Sports.

O acordo com as duas principais competições de motociclismo do mundo é o primeiro em que os serviços antipirataria da LaLiga serão utilizados por uma competição fora do futebol. A Dorna Sports segue o caminho trilhado pela Jupiler Pro League, a liga belga de futebol, que fechou parceria idêntica com a LaLiga antes do início da temporada 2018/2019.