A convocação da seleção brasileira de futebol para a Copa do Mundo elevou a média de audiência das emissoras que a transmitiram na televisão aberta. O anúncio registrou 14 pontos e 39% de participação na soma dos dois canais mais conhecidos pela cobertura esportiva.
Realizado na manhã da última quarta-feira (7), o evento apresentou índices superiores em relação a este dia da semana. Nas últimas quatro quartas-feiras, a média havia sido de dez pontos. Em outras palavras, o crescimento foi de aproximadamente 40%.
A divulgação da lista dos 23 atletas que defenderão a equipe nacional no Mundial rendeu 11 pontos (31% de share) à Globo e três (8%) à Bandeirantes, segundo o Ibope. A emissora carioca ampliou sua audiência, que era de sete pontos, enquanto a paulista manteve seus números.
Com a transmissão da iniciativa organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Globo liderou o horário, seguida por Record, com cinco pontos (14% de share), e SBT, com quatro (12%). Já a Bandeirantes ocupou apenas a quarta colocação no ranking desta faixa.
De acordo com a pontuação do Ibope, cada ponto é equivalente a 61.952 domicílios sintonizados. Os dados de medição compreendem somente a audiência da região metropolitana de São Paulo, referência para o mercado publicitário.