O Governo Federal colocará em prática no próximo mês de agosto uma série de resoluções para melhorar o serviço do setor hoteleiro do país, tendo em vista a realização da Copa do Mundo de 2014 no país. A partir de agora, entre outras coisas, as entradas de clientes nos hotéis brasileiros deverá ser registrada via internet.
O check-in digital de hóspedes tem como objetivo ampliar o mapeamento que o Ministério do Turismo faz do tipo de turista que visita o país. Para 2014, a expectativa é de que 600 mil turistas estrangeiros desembarquem em solo nacional durante a disputa da Copa do Mundo. Outros três milhões de brasileiros deverão se deslocar para assistir às partidas.
“Esse procedimento nos dará uma visão exata de quantos turistas visitam o país e para onde eles vão”, diz Bento Afonso dos Santos, chefe de gabinete do Ministério do Turismo.
As mudanças previstas pela pasta têm gerado uma corrida de empresas para atenderem às novas demandas do setor. Um dos maiores saltos previstos está no setor de Tecnologia da Informação.
“Este é um exemplo de como um evento do tamanho da Copa do Mundo mexe com todos os setores da economia. Assim como os estádios e a infrestrutura das cidades terão de evoluir para receber o Mundial, as empresas também precisarão investir para ganhar com a Copa, e a tendência é que os serviços de TI e gestão também acompanhem este crescimento”, afirma Ernesto Simões, diretor comercial da Plansist.
A empresa desenvolveu um produto que tem sido comercializado para os hotéis brasileiros. Denominado de Pod Travel, a solução promete unificar o registro de hóspedes.
“A ideia é fazer com que os donos de hotéis consigam diminuir os custos da adaptação, além de tornar o lançamento dos dados na base que será criada pelo governo algo simples e que também possa trazer benefícios para o próprio hotel”, resume Simões.